fbpx
abrir-uma-empresa

Como abrir uma empresa? Confira algumas dicas básicas para decolar o seu negócio.

Se você pretende abrir uma empresa e não sabe por onde começar, não se preocupe! A OCTO montou uma lista completa com o passo a passo. Se liga!

🔹Modelo de negócio: defina se a sua empresa será uma franquia, assinatura, marketplace ou uma economia colaborativa. Veja quais desses modelos melhor se adequa ao seu produto e aos seus clientes!

🔹Defina seus gastos: agora que já escolheu o tipo de empresa, defina os custos que terá com a mão de obra, a matéria prima e o local de trabalho. Pra isso, é muito importante recorrer a um escritório de contabilidade, que lhe dará todas as instruções.

Além de emitir os documentos exigidos pelos órgãos públicos, o escritório também fornecerá todas as informações que necessita para abrir sua empresa.  

🔹Defina o tipo de empresa e a natureza jurídica: além de escolher se a empresa será MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de pequeno porte), é importante se você terá ou não sócios, além da participação de cada um, em caso afirmativo.

abrir-uma-empresa Foto: Freepik

🔹Escolha as atividades exercidas: além de apontar a sua atividade principal para que o profissional de contabilidade enquadre sua empresa em nos CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), é preciso que defina se seu regime tributário será Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Além disso, terá que elaborar um contrato social com seus sócios e recolher os documentos necessários para levar até a junta comercial.

🔹Separe a documentação: cada Estado e município possui uma lista específica de documentos, mas os mais comuns são: RG e CPF; comprovante de endereço; certidão de casamento; e cópia do IPTU. Além disso,  é preciso ir até a Junta Comercial para protocolar o pedido de registro. Com o CNPJ em mãos, é necessário ir à Prefeitura para solicitar o alvará.

🔹Faça a inscrição municipal: por último, faça a inscrição do estado e município e prontinho! 

Sempre lembrando que para abrir uma empresa, leva de 30 a 40 dias, em média!

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Precisa da ajuda da OCTO?

Fale Conosco: 📲 octoti.com.br/contato/

➡️ Mantenha o foco em seu negócio. Emita NFe sem complicações com o nosso sistema de gestão empresarial SGFlex!

#OCTO #tecnologia #consultoria #sistemas #software #gestão #informações #dados #inteligência #negócios #processos #mastersgi #sgflex #outsourcing #cloudcomputing #devops

Há 20 anos, desenvolvemos soluções que garantem qualidade, segurança e excelente custo-benefício aos investimentos em gestão da informação. Atendemos empresas que precisam melhorar o sistema de gestão empresarial por meio de softwares e soluções personalizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima