Cultura organizacional | confira as 5 principais tendências para empresas modernas

Dentro de uma empresa, a cultura organizacional mostra, no dia a dia, como é a verdade acerca da condução do negócio. Ou seja: é ela quem determina quais são os valores, a visão, as ações e as crenças que norteiam aquela organização.

Vamos fazer um comparativo: em uma sociedade, a cultura reúne história, hábitos (sociais e religiosos), manifestações intelectuais e artísticas, comportamentos, saberes, diferindo-a, por exemplo, de outro grupo social. Em uma empresa, a lógica que explica a cultura organizacional não é diferente: ela serve como um verdadeiro manual de práticas, comportamento e hábitos para os colaboradores, e mostrando quais são os principais princípios que por trás do ambiente de trabalho.

Além disto, a cultura organizacional também expressa, entre outros fatores, a maneira como o cliente da empresa é tratado.

No capítulo 2 deste novo eBook da OCTO, confira as 5 maiores tendências atuais de cultura organizacional para empresas modernas.

🔹Desenvolvimento do capital humano

Desenvolver seus valores junto com colaboradores da sua organização é investir em capital humano. Que tipo de pessoa você quer que trabalhe na sua empresa? É importante mostrar ao mundo, por meio deles, quais são os ideais da companhia? Fortalecer a cultura organizacional e desenvolver um vínculo é também valorizar quem batalha ao seu lado.

🔹Diversidade e inclusão

Foi-se o tempo em que não falar sobre diversidade e inclusão no ambiente de trabalho era aceitável. Atualmente, não basta apenas mostrar que sua empresa é inclusiva e que respeita diferentes grupos sociais: é preciso propagar a ideia, criar diálogos, esclarecer situações e treinar os colaboradores. Mais do que uma tendência ou boa prática de mercado, a diversidade deve ser um fator estratégico e é fundamental na cultura organizacional em uma empresa. Além disto, valorizar as diferenças também ajuda na composição de um time com novos conhecimentos. Apostar na inclusão é investir em produtividade e inovação.

🔹Autogerenciamento

Em uma empresa autogerenciável, de cultura organizacional expressiva e forte, as equipes são autônomas e mais independentes, possibilitando que os gestores tenham tempo para outras atividades, já que não precisam reforçar, exaustivamente, o básico. Essa é uma tendência muito compatível com o momento atual de pandemia, no qual muitas empresas no mundo todo passaram a atuar por tempo indeterminado em sistema de home office. Quando o autogerenciamento acontece sem empecilhos, as regras são seguidas espontaneamente por todos. A organização passa a ser mais inteligente e os colaboradores, que entendem seu papel, sentem que seus objetivos estão alinhados com os da companhia.

🔹Agilidade dos processos

Uma empresa em sintonia é mais equilibrada e, por essa razão, o cotidiano tende a fluir de forma mais harmônica e sem ruídos. Quando todos estão na mesma frequência, os processos passam a acontecer com mais leveza e rapidez, benefício que impacta diretamente na produtividade.

🔹Transparência na prática

Não basta que sua empresa tenha valores bem delineados no papel: a transparência só é levada realmente a sério quando está explícita nas ações de todos, desde sócios e diretores até gestores e colaboradores de setores operacionais.

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