Estoque, ou estocagem, é a guarda permanente ou temporária de matérias-primas e produtos semiacabados ou mercadorias prontas para o consumo. O termo estocagem se refere justamente a essa ação de acumular itens. Quando falamos em estoque, normalmente estamos nos referindo aos produtos que estão guardados.
Todo gerente logístico sabe que o controle do estoque é fundamental para a cadeia logística e de produção. Quando bem executado, assegura o atendimento eficaz dos pedidos, o cumprimento ágil de processos e impede a falta de um produto ou material sustentando a continuidade da cadeia produtiva ou de vendas.
Portanto, a estocagem é uma das maiores e mais relevantes estratégias empresariais. Sem processos eficientes nessa área, dificilmente um negócio prospera e ganha espaço no mercado.
A armazenagem é um conceito muito mais amplo que engloba também os processos logísticos ligados a distribuição de mercadorias, fluxo de produtos, equipamentos e tecnologias utilizados, embalagem, retirada de itens, expedição de produtos etc.
Quando falamos em armazenagem, estamos nos referindo a todas as operações que são necessárias para manter um estoque, deslocar mercadorias para suprir lojas e clientes ou seja, todas as atividades dos pontos de armazenamento e distribuição de mercadorias até o seu destino final.
Em outras palavras, um negócio que tem uma armazenagem ineficiente pode ter toda a sua cadeia de suprimentos prejudicada e enfrentar muitas perdas e prejuízos. Daí a grande necessidade de investir na qualidade dessa etapa logística.
Estocagem x Armazenagem
O conceito de estoque está atrelado ao ato de guardar produtos, ao passo que o armazém é um local que pode receber inúmeros estoques, inclusive de empresas diferentes, como ocorre em um Centro de Distribuição (CD).
Em poucas palavras, o controle eficaz destas duas dimensões da gestão do estoque são fundamentais para sustentar o crescimento da sua empresa.
Invista em um sistema de gestão que coloque o estoque na palma da sua mão.
Saiba mais sobre o MasterSGi!