fbpx
Qual a diferença entre gestão empresarial e administração?

Qual a diferença entre gestão empresarial e administração?

Gerir e administrar um negócio são atividades importantíssimas. Neste capítulo, vamos explicar, brevemente, a importância de cada uma delas, ressaltando também suas diferenças. Muito confundidas, a gestão e a administração caminham juntas, mas possuem conceitos distintos, que precisam ser definidos separadamente. Você sabe o que cada um representa no universo corporativo?

🔹Conceito e funções da Gestão Empresarial

A Gestão Empresarial busca otimizar e gerir o valor da empresa como um todo, ou em parte dela. Refere-se aos princípios fundamentais de incentivar a responsabilidade, a participação e estimular a autonomia dos colaboradores. Sua atividade principal é a função de gerência, cujo processo é voltado para o lado político-administrativo. Um gestor tem como meta atingir os objetivos da empresa, valorizando o conhecimento e as habilidades de quem trabalha nela.

No conceito de gestão, é possível perceber, que ocorre uma segmentação de acordo com o objetivo. Exemplo: quando o foco é desenvolver o capital humano, o que comanda é a Gestão de Pessoas.

O gestor empresarial é um profissional, portanto, que deve atuar sempre em função da motivação e envolvimento dos funcionários com o negócio. Ele precisa, ainda, ser capaz de manter a sinergia entre o grupo, além da estrutura e dos recursos já existentes.

Resumidamente, a área ajuda a empresa a alcançar as metas com a máxima eficiência possível, mas sempre sem descuidar da valorização do fator humano neste processo.

Diferente da Administração, mesmo que ambas tenham a mesma importância, é mais focada em gerar valor e em otimizar recursos. O gestor contemporâneo deve ir mais além da compreensão da parte técnica e a administrativa, conhecendo também os processos, entendendo o mercado, a relação com os clientes e seus concorrentes.

Qual a diferença entre gestão empresarial e administração? Imagem: Freepik

🔹E a Administração?

Em poucas palavras, um administrador é quem conduz um negócio, segundo Jules Henri Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração. Com um direcionamento claramente mais voltado para os processos, a administração permeia os assuntos técnicos e estratégicos do negócio, estabelecendo a estrutura fundamental de uma organização.

O segmento da Administração engloba as funções de planejamento, organização, controle e coordenação de todos os recursos não só físicos, mas também virtuais e intangíveis. O administrador é, portanto, responsável pelo manejo financeiro de insumos e de tecnologias para garantir os objetivos de um negócio.

As funções do profissional estão diretamente relacionadas ao nível de atuação, seja ele operacional, tático ou estratégico. Uma de suas principais atividades é a projeção de cenários e definição de objetivos e possíveis ações. É este profissional que domina a técnica necessária para elaborar o planejamento.

Além disto, o administrador toma decisões de acordo com os ganhos ou perdas, definindo alocação de recursos, tempo e, até mesmo, de pessoas, além das prioridades.

Sendo assim, a administração é absolutamente racional, visando atingir as metas e os propósitos da empresa.

E aí, tirou suas dúvidas sobre o assunto? Se quiser bater um papo com a OCTO, estamos à disposição!

Curtiu o conteúdo? Tirou suas dúvidas? Então agora compartilhe a informação com seus colegas!

Precisa da ajuda da OCTO?

Fale Conosco: 📲 octoti.com.br/contato/

➡️ Mantenha o foco em seu negócio. Emita NFe sem complicações com o nosso sistema de gestão empresarial SGFlex!

Hashtags:

#OCTO#ebook#tecnologia #consultoria #sistemas #software #gestão #informações #dados #inteligência #negócios #processos #mastersgi #sgflex #outsourcing #cloudcomputing #devops #independenciafinanceira #marketingdigital #revenda #trabalheconosco #temosvagas #sejaumrevendedor #produtospararevender #ganhedinheiroonline #trabalhoemcasa #faturamentorecorrente

Há 20 anos, desenvolvemos soluções que garantem qualidade, segurança e excelente custo-benefício aos investimentos em gestão da informação. Atendemos empresas que precisam melhorar o sistema de gestão empresarial por meio de softwares e soluções personalizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima