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Conheça os principais recursos do WhatsApp Business

Como explicamos no capítulo 1 deste eBook, o WhatsApp Business conta com diversos recursos para automatização, organização e para facilitar a experiência do cliente no contato com o seu perfil empresarial. Usá-las da forma correta é, sem dúvida, um caminho para o sucesso não só no alinhamento e na proximidade com o seu cliente, mas também na estratégia de vendas. Confira quais são as principais ferramentas disponíveis.

🔹 Perfil comercial

Que seu perfil no WhatsApp Business será comercial você já entendeu. Mas quais são as diferenças entre uma “conta comercial” e uma “conta comercial oficial”? É simples. A primeira delas refere-se às contas de empresas que, a qualquer momento, passam a utilizar o app (sejam pequenas ou grandes). A segunda, que é uma conta verificada, define-se por considerações da própria plataforma. As empresas não podem pagar ou solicitar a verificação. Uma análise é feita pelo WhatsApp antes da inserção oficial. Logo que uma conta é verificada, ganha distintivo que pode ser visualizado na tela da conversa e nas informações de contato, trazendo ainda mais veracidade ao perfil.

🔹 Catálogo de produtos

Se você trabalha com vendas de qualquer tipo de produto, o catálogo do WhatsApp Business é uma ferramenta essencial e de uso obrigatório. Nele, a empresa pode cadastrar diversos itens que estão à venda, seus preços, descrições e fotos.

Esses dados ficam disponíveis para o cliente o tempo todo nas informações do perfil. Durante a conversa, o atendente pode, também, compartilhar dados dos produtos a partir do catálogo, caso seja necessário.

🔹 Localização do negócio

Além do catálogo, outro recurso importante disponível é a possibilidade de adicionar a localização do negócio. Para que o cliente saiba exatamente onde você está, basta acessar o mapa por meio do seu perfil. Incluir essa informação também dá mais credibilidade ao negócio.

whatsapp-business Foto: Freepik

🔹 Etiquetas

Quem nunca se perdeu ou esqueceu de responder alguém importante no WhatsApp? Com a versão Business, as empresas podem categorizar as conversas. Para isto, existe a função de etiquetá-las, organizando-as, por exemplo, em ordem de importância, marcar as urgências, entre outras formas de dividi-las. Basta clicar no cabeçalho da janela que está aberta e definir qual será a etiqueta.

🔹 Respostas rápidas e mensagens automáticas

O WhatsApp Business possui 3 tipos de mensagens automáticas, todas criadas para otimizar o tempo no usuário: mensagem de saudação; mensagem de ausência; respostas rápidas.

A primeira delas (saudação) garante uma resposta automática quando o contato for inédito ou quando a empresa tiver cerca de 14 dias de inatividade em uma conversa. A mensagem de ausência, por sua vez, notifica o cliente no app, informando a impossibilidade de atendimento quando o negócio estiver fechado. Com a função das respostas rápidas, ainda, é possível definir mensagens padronizadas e curtas, que serão mandadas de acordo com as perguntas feitas pelo cliente em momentos de inatividade da sua conta.

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