Como explicamos no capítulo 1 deste eBook, o WhatsApp Business conta com diversos recursos para automatização, organização e para facilitar a experiência do cliente no contato com o seu perfil empresarial. Usá-las da forma correta é, sem dúvida, um caminho para o sucesso não só no alinhamento e na proximidade com o seu cliente, mas também na estratégia de vendas. Confira quais são as principais ferramentas disponíveis.
Perfil comercial
Que seu perfil no WhatsApp Business será comercial você já entendeu. Mas quais são as diferenças entre uma “conta comercial” e uma “conta comercial oficial”? É simples. A primeira delas refere-se às contas de empresas que, a qualquer momento, passam a utilizar o app (sejam pequenas ou grandes). A segunda, que é uma conta verificada, define-se por considerações da própria plataforma. As empresas não podem pagar ou solicitar a verificação. Uma análise é feita pelo WhatsApp antes da inserção oficial. Logo que uma conta é verificada, ganha distintivo que pode ser visualizado na tela da conversa e nas informações de contato, trazendo ainda mais veracidade ao perfil.
Catálogo de produtos
Se você trabalha com vendas de qualquer tipo de produto, o catálogo do WhatsApp Business é uma ferramenta essencial e de uso obrigatório. Nele, a empresa pode cadastrar diversos itens que estão à venda, seus preços, descrições e fotos.
Esses dados ficam disponíveis para o cliente o tempo todo nas informações do perfil. Durante a conversa, o atendente pode, também, compartilhar dados dos produtos a partir do catálogo, caso seja necessário.
Localização do negócio
Além do catálogo, outro recurso importante disponível é a possibilidade de adicionar a localização do negócio. Para que o cliente saiba exatamente onde você está, basta acessar o mapa por meio do seu perfil. Incluir essa informação também dá mais credibilidade ao negócio.
Foto: Freepik
Etiquetas
Quem nunca se perdeu ou esqueceu de responder alguém importante no WhatsApp? Com a versão Business, as empresas podem categorizar as conversas. Para isto, existe a função de etiquetá-las, organizando-as, por exemplo, em ordem de importância, marcar as urgências, entre outras formas de dividi-las. Basta clicar no cabeçalho da janela que está aberta e definir qual será a etiqueta.
Respostas rápidas e mensagens automáticas
O WhatsApp Business possui 3 tipos de mensagens automáticas, todas criadas para otimizar o tempo no usuário: mensagem de saudação; mensagem de ausência; respostas rápidas.
A primeira delas (saudação) garante uma resposta automática quando o contato for inédito ou quando a empresa tiver cerca de 14 dias de inatividade em uma conversa. A mensagem de ausência, por sua vez, notifica o cliente no app, informando a impossibilidade de atendimento quando o negócio estiver fechado. Com a função das respostas rápidas, ainda, é possível definir mensagens padronizadas e curtas, que serão mandadas de acordo com as perguntas feitas pelo cliente em momentos de inatividade da sua conta.
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