fbpx
7 Coisas que você precisa saber sobre a gestão de pessoas

7 Coisas que você precisa saber sobre a gestão de pessoas

Para que a gestão do seu negócio flua com excelência, como comentamos no capítulo 2, a atenção ao capital humano deve ser redobrada. Acredite: parece óbvio, mas, na prática, não é tão simples; saber gerir pessoas corretamente é um dos segredos do sucesso para qualquer organização.

A área chamada de gestão de pessoas abarca, principalmente, o setor de recursos humanos (RH), popularmente conhecido hoje em dia em muitas empresas como “Gente e Gestão”. Porém, é importante enfatizar que elas não são a mesma coisa: enquanto o RH é uma ponte de relacionamento entre o colaborador e a empresa, a gestão de pessoas é voltada para o desenvolvimento de competências; o papel dela, neste caso, é do gestor.

Confira abaixo 7 curiosidades que você precisa saber sobre os pilares da gestão de pessoas, que também podem ser definidos como boas práticas:

7 Coisas que você precisa saber sobre a gestão de pessoas Imagem: Freepik

🔹Recursos humanos e gestão de pessoas são segmentos diferentes

Para o RH, o principal foco é o desempenho dos colaboradores. É ele que atua como ponte entre a empresa e os funcionários. Já a gestão de pessoas diz respeito à motivação e engajamento, sendo responsável por elaborar manter a cultura organizacional de uma forma saudável.

🔹Motivação e engajamento

O principal fundamento para uma gestão de pessoas de qualidade é manter os colaboradores sempre motivados e sabendo que fazem a diferença naquela organização. Sem engajamento, o desempenho individual pode sofrer, e a produtividade passa a ser direta e seriamente afetada.

🔹Um bom gestor precisa estar próximo dos colaboradores

Diálogo, conversa e empatia são o mínimo quando falamos sobre atitudes esperadas por gestores. Isso faz parte do aprendizado para ambas as partes.

🔹O feedback é necessário

As reuniões de feedback periódicas são necessárias para alinhar objetivos comuns e expectativas entre colaborador, empresa e gestor.

🔹Estar por dentro da transformação digital

A gestão de pessoas, como qualquer outro segmento, também precisa estar alinhada com a transformação digital, principalmente nos dias de hoje.

🔹Gestão de conflitos

Um dos principais pilares da gestão de pessoas é trabalhar para solucionar os conflitos nas relações de trabalho. Esses podem ocorrer com pessoas de posição semelhantes ou entre líderes e colaboradores operacionais, por exemplo. O setor também atua preventivamente, visando amenizar o clima organizacional.

🔹Treinamento e aprimoramento

Também é parte do trabalho incentivar novos treinamentos e as habilidades dos colaboradores. Incentivar a busca por conhecimento é mostrar ao mundo que a empresa acredita e investe no potencial de seus profissionais.

E aí, tirou suas dúvidas sobre o assunto? Se quiser bater um papo com a OCTO, estamos à disposição!

Curtiu o conteúdo? Tirou suas dúvidas? Então agora compartilhe a informação com seus colegas!

Precisa da ajuda da OCTO?

Fale Conosco: 📲 octoti.com.br/contato/

➡️ Mantenha o foco em seu negócio. Emita NFe sem complicações com o nosso sistema de gestão empresarial SGFlex!

Hashtags:

#OCTO#ebook#tecnologia #consultoria #sistemas #software #gestão #informações #dados #inteligência #negócios #processos #mastersgi #sgflex #outsourcing #cloudcomputing #devops #independenciafinanceira #marketingdigital #revenda #trabalheconosco #temosvagas #sejaumrevendedor #produtospararevender #ganhedinheiroonline #trabalhoemcasa #faturamentorecorrente

Há 20 anos, desenvolvemos soluções que garantem qualidade, segurança e excelente custo-benefício aos investimentos em gestão da informação. Atendemos empresas que precisam melhorar o sistema de gestão empresarial por meio de softwares e soluções personalizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima