fbpx
integrações

As integrações como via para a transformação digital

Estou na área de tecnologia e trabalho desde 1999. Nesta conversa vamos falar de integrações de forma conceitual e não técnica pois, na minha visão, o conceito de integração começa muito antes que a primeira linha de código seja escrita.

O corpo humano é um sistema perfeito, onde todas as partes funcionam de forma integrada. É nossa única morada e é também o veículo que nos conduz pela sublime experiência da vida. Quando este sistema trabalha de forma integrada e sinérgica temos saúdeSe a comunicação entre as partes falha gera desequilíbrio e temos adoença.

No esporte também podemos perceber o conceito de integração. O atleta busca incansavelmente a pura sinergia entre condicionamento físico, treino e aprimoramento técnico. Conta com a equipe e a torcidaSe toda esta engrenagem funciona de forma integrada ele se supera e conquista a vitória!

Outro contexto em que podemos perceber a importância da integração é na nossa alimentaçãoNosso cardápio deve ser variado e integrar nutrientes diferenciados que possam dar sustentação a todas as células do nosso corpo através da mastigação e digestão. Neste processo geramos lixo e este lixo pode ser descartado de forma negligente ou aproveitado de forma inteligente se integrando a outros processos como na compostagem, na reciclagem e até mesmo na arte.

No âmbito da famíliaque é a base da sociedade, também podemos perceber a importância da integração dando suporte e a sensação de pertencimento, com nossos amigos aumentando nossa segurança e equilíbrio emocional. A nossa espiritualidade permeia todo este processo de forma complementar. Se o resultado desta integração toda for eficiente, estaremos melhor preparados para a vida, se falhar vai resultar em seres humanos com sérios problemas de engajamento social.

integrações Foto: Freepik

Mas falando agora das empresas que são CNPJs formados de CPFs. Uma empresa é um conjunto de pessoas que precisam agir e serem conduzidas de forma integrada para cumprir sua função social. Se a liderança empresarial não é integradora fica muito mais difícil auferir bons resultados, performance e qualidade para oferecer ao nosso cliente a melhor jornada de compra e consumo.

inovação tecnológica, que traz a reboque a transformação digital, deve servir às pessoasDeve ser a alavanca para a melhoria da qualidade de vida trazendo inúmeros benefícios, agilizando processos e alterando comportamentos no contexto desta evolução impressionante que já estava em curso, mas que se acelerou muito nos últimos dois anos.

No âmbito da tecnologia, a integração entre os vários sistemas potencializa os ganhos da transformação digital. Deve ser feita de forma planejada, considerando as interfaces adequadas e usando as melhores tecnologias, mas respeitando os limites da privacidade das partes e de todos os entes impactados. Integração não pode ser confundida com invasão. Tecnicamente podem até usar recursos similares mas a ética, componente que permeia a primeira e falta na segunda, é imprescindível para não gerar desequilíbrio.

Na minha visão, a transformação digital deve ser inclusiva. Deve trazer praticidade e muitos avanços, mas deve permitir que as pessoas tenham espaços de evolução e convivência para que não resulte em um desequilíbrio entre os atores gerando em um ambiente hostil e centralizador. É preciso conduzir este processo na direção de uma tecnologia humanizada para obter os melhores resultados para este sistema chamado Planeta Terra.

Pra você que leu até aqui, deixo o convite para olhar o tema da transformação digital pelo prisma da inclusão fazendo pequenas ações que estimulem e gerem oportunidades para os que estão sendo expurgados deste processo para que possam participar, contribuir e usufruir dos benefícios que uma transformação digital humanizada poderá trazer. Ações no micro podem trazer resultados magníficos no macro.

Para finalizar, eu gosto muito de uma reflexão (sinceramente não sei o autor) que diz que, em vez de pensar “que planeta vamos deixar para os nossos filhos”, talvez seja preciso pensar “que filhos vamos deixar para o nosso planeta”.

Um abraço a todos!

Curtiu o conteúdo? Tirou suas dúvidas? Então agora compartilhe a informação com seus colegas!

Precisa da ajuda da OCTO?

Fale Conosco: 📲 octoti.com.br/contato/

➡️ Mantenha o foco em seu negócio. Emita NFe sem complicações com o nosso sistema de gestão empresarial SGFlex!

Hashtags:

#OCTO #tecnologia #consultoria #sistemas #software #gestão #informações #dados #inteligência #negócios #processos #mastersgi #sgflex #outsourcing #cloudcomputing #devops

Olá, meu nome é Yonei. Sou formada em engenharia civil e sou cofundadora da OCTO. Estou no mercado de tecnologia a mais de 20 anos e ajudo empresários a evoluir na gestão de suas empresas em um cenário de acelerada transformação digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima