Nos capítulos anteriores do nosso eBook, você pode conferir as principais funcionalidades que o WhatsApp Business proporciona. Porém, qual é a melhor forma de traçar uma jornada estratégica para vendas na sua empresa usando a plataforma para obter melhores resultados, desde o primeiro contato com o seu cliente em potencial?
Além de ser uma ferramenta que auxilia na comunicação com os clientes, fortalecendo o laço já estabelecido com o consumidor, por exemplo, ou criando novos, aplicativo conta com funções exclusivas que auxiliam, também, no marketing digital. Os dados disponíveis na ferramenta de estatísticas (capítulo 2), por sua vez, podem ser metrificados para incrementar, posteriormente, a gestão comercial. Por fim, as mensagens são um registro das negociações de vendas.
Principalmente no caso das pequenas e médias empresas (PMEs), o WhatsApp Business possibilita que novos negócios possam alcançar novos clientes e realizar vendas, sem burocracias, o custo de criar um e-commerce, por exemplo, ou a contratação de uma equipe de atendimento.
É possível utilizar a plataforma para diversas abordagens dentro do funil de vendas, seja para apresentar o produto, fazer prospecção de novos clientes, negociar e/ou fechar acordos, nutrir seus clientes de informações, enviar propostas e, por fim, qualificar seus contatos. A seguir, vamos apresentar alguns caminhos estratégicos possíveis.
O primeiro contato
O WhatsApp Business deve ser parte do seu processo de primeiro contato com o cliente e, para isso, precisa estar inserido no cotidiano da sua equipe de vendas. Ter um mailing (lista de contatos), auxilia que o vendedor possa fazer, por exemplo, uma marcação do melhor horário antes de ligar para o cliente. Em vez de solicitar o telefone para o cliente, recomenda-se que você peça o celular, e especifique que você precisa, preferencialmente, do número do WhatsApp.
Foto: Freepik
Sobre a comunicação com o cliente
Para garantir que o contato ocorra com agilidade, aposte na plataforma para enviar arquivos, imagens e vídeos com a apresentação de produtos, por exemplo, para o cliente. Porém, é importante lembrar que o aplicativo não descarta canais de comunicação como e-mail e telefonemas.
Use a plataforma para aprimorar a experiência de compra do cliente
Lembre-se de que o WhatsApp Business, além de ser uma ferramenta para atendimento e para o contato cotidiano, é também um excelente canal para o pós-venda. Porém, tome cuidado para não cair no spam! Criando um plano de conteúdo (personalizado para cada grupo de clientes, de acordo com as etiquetas), você poderá divulgar assuntos interessantes estimulando, assim, novas vendas. Recomendamos que o seguinte ciclo seja uma chave no seu procedimento de pós-venda: dias após a compra, peça a avaliação do cliente e pergunte se ele deseja receber mensagens com novidades e promoções. Depois, envie conteúdos rápidos e interessantes (com intervalos de 15 dias entre cada uma). Capriche nas ofertas ou cupons de descontos para produtos.
Para alcançar sucesso em suas ações, baseie-se em números
Marketing de qualidade acontece apenas com dados numéricos em mãos. No WhatsApp Business, isso não é diferente. As métricas disponíveis facilitam a tomada de decisões da empresa identificando, ainda, quais estratégias deram certo. Entre as estatísticas do app estão o número de mensagens enviadas pela sua conta, quais foram entregues com sucesso e quais foram lidas pelo usuário.
Sabia que você pode, ainda, integrar WhatsApp Business ao seu CRM?
Se sua empresa já possui programa de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), integre-o ao WhatsApp Business. Isso favorece não só o controle sobre as negociações, mas também o acompanhamento estatístico aprimorando, assim, a funcionalidade da plataforma como canal de vendas.
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